segunda-feira, 25 de abril de 2011

Barletta

Pasquetta em Barletta. A programação foi ver uma exposição no Palazzo della Marra, almoçar e, quem sabe, dar uma passada no Castel del Monte que não é muito longe de lá.

Barletta, junto com as cidades de Andria e Trani, é capoluogo da província de Barletta-Andria-Trani (BAT). Reconhecida como "città d'arte" da região de Puglia pela sua beleza arquitetônica.


O Palazzo della Marra é um dos mais importantes exemplos de arquitetura barroca na região. Construído nos anos 1500 era de propriedade de uma importante família aristocrata. Atualmente, no primeiro andar realiza exposições e eventos e, no segundo, é a sede da Pinacoteca De Nittis.


O castelo de Barletta, uma construção normanda em forma quadrangular pontiaguda do século XI, serviu como pit-stop para os cavaleiros durante as cruzadas. Foi utilizado como depósito de armas, presídio militar e até bombardeado pelo couraçado austríaco Helgoland. Hoje é sede da biblioteca comunale, do museu cívico e da pinacoteca.

Nada mal para uma pasquetta com temperatura instável e pouca grana.

2 comentários:

  1. Obrigada pela visita la no Cappuccino e cornetto! Fique a vontade quando quiser voltar! Adooooooooooooro visitas!

    Nunca fui a Puglia mas tenho uma vontade enorme de conhecer! Em junho, papai ta vindo me visitar e acho que vai rolar uns 3 dias por ai. Vc poderia me dar alguma dica de localidades maritimas mais badaladas?Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. De nada e volte sempre.
    Sobre as dicas... tudo depende do que voce quer ver e mostrar. Eu ja escrevi algumas coisas e ja postei materias de revistas sobre a Puglia. Gargano, Gallipoli e Otranto sao os points e sempre cheios, principalmente, a partir de junho, quando a temperatura começa a esquentar.

    ResponderExcluir